sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cascavel (PR): Unipar incentiva prática de trote solidário

Na segunda-feira, 7, coordenadores de cursos e professores da Universidade Paranaense – Unipar estiveram a postos para acolher calouros e veteranos. Discurso de boas-vindas foi proferido pela diretora do Campus, professora Débora Venturin, que incentivou os acadêmicos a aproveitar o diferencial oferecido pela Universidade, que são os projetos de pesquisa, ensino e extensão, entre outros.

Após conhecerem salas de aula e professores, os calouros fizeram um tour para conhecerem laboratórios, bibliotecas e outros ambientes especiais. Em encontro realizado no anfiteatro do Campus, a diretora frisou que a Unipar não aceita trotes violentos e ‘brincadeiras de mau gosto’.

Assim, como todos os anos, os calouros e veteranos foram conclamados a exercerem a solidariedade, participando da tradicional campanha ‘Calouro da Unipar não leva trote, doa sangue’, realizada pelo curso de Enfermagem em parceria com hemocentro. A ação solidária está marcada para esta terça-feira à noite, no hemocentro de Cascavel. Haverá transporte gratuito para os voluntários (60 vagas). Quem tiver interesse pode comparecer ao hemocentro até o fim do mês.

Os requisitos para doação são: não fazer uso de medicamentos, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 Kg e estar alimentado. Na palestra, a assistente social do hemocentro convidou os alunos a serem voluntários também em outras ocasiões, informando que homens podem doar sangue quatro vezes ao ano, num intervalo de sessenta dias, e mulheres três vezes ao ano, num intervalo de noventa dias.

Este ano, também engloba a ação filantrópica a doação de chinelos na cor preta e aparelhos de barbear.

Na ocasião, os chefes de setores falaram sobre o funcionamento da biblioteca, mecanografia, Prove (Programa de Valorização da Educação), Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), secretaria acadêmica, tesouraria e Prouni, e sobre os projetos de extensão que atendem à comunidade: clínica de Odontologia, Centro de Estética e Cosmética e laboratório de análises clínicas, Clínica de Psicologia Aplicada e Pronto Atendimento Escola - Enfermagem. Também conhecerem sobre o PIBIA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística) e sobre os projetos de pesquisa PIC (Programa de Iniciação Científica, PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PEBIC (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica).

Fonte: UNIPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário