terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Santo André (SP): Faculdades da região do ABC apostam no trote solidário

O começo do ano letivo sempre traz de volta a preocupação com os trotes. Algumas universidades do ABC Paulista instituíram no seu calendário o Trote Solidário, no qual os novos estudantes prestam serviços para as comunidades. Cerca de 80 calouros da Faculdade de Medicina do ABC estiveram na creche Meimei Educação e Assistência, em Santo André, envolvidos na pintura de muros, reforma e revitalização do parquinho das crianças. Recém-aprovados no curso de Medicina, os novatos foram acompanhados por 10 veteranos.

Fundada em 1988, a Meimei Educação e Assistência é uma entidade assistencial e educacional não governamental, sem fins lucrativos, que atende diariamente cerca de 100 crianças de baixa renda com até 6 anos de idade. O principal objetivo da organização é oferecer gratuitamente cuidados como alimentação, higiene e trabalho pedagógico direcionado ao desenvolvimento físico, psicológico e emocional.

As atividades foram organizadas pelo Departamento de Assistência e Previdência (DAP) - órgão do Diretório Acadêmico da Medicina ABC. No período, os estudantes realizaram brincadeiras e gincanas com as crianças, além de oferecerem lanche de confraternização com salgadinhos, refrigerantes e doces. "Aproveitamos a ação na creche para ajudar em algumas demandas locais. Verificamos as necessidades da Meimei e mobilizamos calouros e veteranos na arrecadação de materiais escolares e cobertores", conta a aluna de Medicina e coordenadora do Trote Solidário do DAP, Gabriela Herrero Molinari.

Outra atividade proporcionada pelos alunos de enfermagem e fisioterapia, foi a campanha de doação de sangue que reuniu os calouros. Durante todo o mês haverá programações de recepção dos novos alunos. Na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) o DCE realizou a semana de integração "Cuide bem de seu bixo" (calouro) para conscientizar os alunos que estão chegando à universidade. A campanha foi inserida na programação dos dois campi para integrar os alunos ao ambiente universitário arrecadando alimentos e incentivando a guarda responsável de animais. 

Servidor 

Não é só o universitário que começou a estudar esta semana. Cerca de 65 servidores públicos de Santo André começaram nesta segunda-feira (14) cursos para aprimorar os conhecimentos. Promovido pela Prefeitura de Santo André, o curso visa a qualidade da prestação dos serviços públicos. Os servidores que terão as aulas são os trabalhadores da Praça de Atendimento ao Munícipe e do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Modernização.

O 5S é um curso de metodologia japonesa baseada em critérios de asseio, limpeza e organização, utilizada por inúmeras corporações multinacionais. Ela permite a redução de despesas, melhor aproveitamento de materiais, melhoria da qualidade de produtos e serviços e redução dos acidentes de trabalho são alguns dos principais ganhos apontados por especialistas. 

"A partir de abril, vamos disseminar a metodologia 5S com cursos voltados a diversos departamentos e secretarias da Prefeitura de Santo André", afirma Luiz Pinheiro, coordenador de Modernização Administrativa.

A metodologia 5S complementa outro programa da Secretaria de Administração: o Giselpa, voltado à identificação, triagem e descarte de papéis e documentos sem utilização. Desde sua implantação, em maio de 2009, cerca de 30 toneladas de papéis inúteis acumulados ao longo de décadas foram descartados. Dos 65 servidores que terão o curso na próxima semana, 57 são da Praça de Atendimento ao Munícipe, a qual ostenta o certificado de qualidade ISO 9001. 

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário