quinta-feira, 3 de março de 2011

Ponta Grossa (PR): Casas da Vila Princesa são reformadas por equipe da Cescage

As atividades do Trote Social 2011 do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais estenderam-se até o dia 27 de fevereiro. Desde o dia 17, os calouros, veteranos e professores da faculdade trabalharam em prol da comunidade que mora no entorno do Campus Ecológico Olarias.

Este ano foram escolhidas dez casas na Vila Princesa, sendo que cada casa é de responsabilidade de uma equipe composta por professores e acadêmicos do Cescage. O nome das equipes são atrativos turísticos de Ponta Grossa. Um dos principais objetivos do trote é a integração dos alunos com a comunidade por meio de ações educativas, despertando neles o conceito de responsabilidade social e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Durante o café de lançamento, Júlia Streski, presidente do Conselho Superior de Administração do Cescage, frisou que o resultado do trote social é gratificante para todos os envolvidos. "A gratificação para nossos alunos é algo inimaginável, pois o trote é uma aula de sociologia na prática", descreve a presidente. Segundo ela, são dez dias em que os alunos interagem com a comunidade, quando os moradores percebem que o aluno Cescage é diferente e, assim, sentem-se valorizados.

O trabalho principal das equipes é a reforma das casas, propiciando um local mais adequado para a moradia de algumas pessoas da comunidade que mora no entorno da faculdade. E o principal resultado é a mudança da visão tanto dos moradores quanto dos alunos. "O nosso trabalho consegue fazer com que a comunidade veja a possibilidade de inserção dentro da sociedade, interagindo com a faculdade, além de perceberem que eles também podem ter uma formação superior e conquistar uma vida melhor", explica Júlia. E completa, "já temos profissionais formados pelo Cescage que foram atendidos nos primeiros trotes sociais".

Fonte: Revista D´PontaPonta

Nenhum comentário:

Postar um comentário