segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Alunos da Fabavi Doctum de Vitória afinam a ponta do lápis para a o Trote da Cidadania 2011

Será no próximo dia 02 de fevereiro, no auditório da instituição, a aula inaugural de cidadania para os calouros 2011 de graduação em direito e administração. Durante o evento serão apresentadas as principais ações estratégicas do projeto “Sentinelas da Água: de olho no desperdício!”, que representará a Faculdade Fabavi Doctum de Vitória em mais uma edição do Prêmio Nacional Trote da Cidadania promovido pela Fundação Educar DPaschoal de Campinas (SP).

A inovação deste ano será a campanha “DOE UM MINUTO DE SEU BANHO”. Segundo cálculos dos “Sentinelas da Água” da Empresa Júnior do curso de administração da Fabavi Doctum de Vitória se, pelo menos, 80% da população dos quatro maiores municípios da Grande Vitória reduzisse um minuto de seus banhos diários de chuveiro a economia estimada seria em torno de 1 bilhão de litros no mês! Quantidade média de água necessária para 20 mil pessoas viverem diariamente com o índice recomendado de higiene e bem-estar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cabe destacar que o leitor do Sindinotícias pode assinar um termo de compromisso simbólico desta campanha no site www.sentinelas.rg3.net , assim você será mais um que estará ajudando a salvar o Planeta Terra!

É importante observar que o desconhecimento, a falta de orientação e informação aos cidadãos são os principais fatores que levam ao desperdício da água, que ocorre, na maioria das vezes, nos usos domésticos, ou seja, na nossa própria casa. Existem também as perdas decorrentes da deficiência técnica e administrativa dos serviços de abastecimento de água, provocadas, por exemplo, por vazamentos e rompimentos de redes. Desse modo, estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%.

Cabe destacar que o Brasil detém o recorde negativo de desperdício de água por habitante em termos globais. Ele foi detectado na região do Lago Sul, em Brasília, onde o gasto médio diário de água por pessoa atinge mil litros. Enquanto isso, em países da África, como a Namíbia, por exemplo, as pessoas têm menos de um litro de água por dia.

Segundo especialistas, só cinco países no mundo apresentam um nível de consumo de água per capita previsto pela OMS: Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Hungria e Portugal. Os resultados alcançados por esses países são fruto da conjugação de tecnologia com informação, educação ambiental e re-educação da população adulta. Desse modo, esse também deve ser caminho a ser seguido pelo Brasil para reverter o alto nível de desperdício de água no país.

Em função do diagnóstico constatado sobre a problemática do desperdício da água, verificou-se uma real necessidade de se fazer uma grande campanha educativa visando minimizar este quadro e reverter comportamentos da má utilização da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário