quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fabavi Doctum inscreve “Sentinelas da Água” no Trote da Cidadania 201

O projeto “Sentinelas da Água: de olho no desperdício” da Empresa Júnior da Fabavi Doctum de Vitória representará a faculdade neste ano de 2011 no 12º prêmio nacional Trote da Cidadania, uma iniciativa da Fundação Educar DPaschoal de Campinas (SP).

O projeto de cidadania da Empresa Júnior deste ano é um pouco diferente dos demais, pois terá foco sócio-econômico-ambiental e já está obtendo o apoio do setor de educação ambiental da CESAN. Recentemente, o projeto foi registrado no banco de práticas em defesa do clima mantido pela COEP – Rede Nacional de Mobilização Social disponível no endereço http://www.coepbrasil.org.br/projetosdeadaptacao/publico/

Também foi cadastrado no Rede das Águas em http://www.rededasaguas.org.br/, projeto mantido pelo SOS Mata Atlântica.

Sob a coordenação do Prof. Paulo Cezar Ribeiro, o projeto já está de vento em polpa no site www.sentinelas.rg3.net e terá várias frentes de ação. A primeira ação estratégica será a intensa panfletagem em diversos bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória no início de fevereiro. A meta é atingir, pelo menos, 30% da população.

A panfletagem será para a conscientização do capixaba sobre a necessidade de diminuir o desperdício de água de uso doméstico, principalmente nesta época do Verão. Segundo estudos da CESAN, o consumo de água no chuveiro corresponde a 35% da água de uso doméstico. Evitar banhos demorados e usar o sabonete com o chuveiro fechado podem reduzir muito o desperdício e preservar a natureza.

Considerando que o gasto médio do capixaba tomando banho seja de 240 litros em 15 minutos, na hipótese de redução da duração do banho para 5 minutos e usando o sabonete com o chuveiro fechado, a economia obtida pode chegar a 160 litros. Projetando estes cálculos para o mês a economia chega a 4.800 litros por pessoa. Na Grande Vitória, essa economia pode chegar a 100 milhões de litros por dia apenas com este ato de redução do tempo do banho. Desse modo, economizar água é bom para o seu bolso e também para o meio ambiente.

O evento Trote da Cidadania 2011 contará com a participação de calouros e veteranos dos cursos de Direito e Administração da Unidade de Vitória e será nos meses de fevereiro e março. Cabe destacar que a FABAVI já foi premiada no evento nacional Trote da Cidadania 3 vezes consecutivas desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário