terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Campinas (SP): Alunos da PUC-Campinas constroem horta hidropônica vertical

No dia 16 de fevereiro, a Faculdade de Ciência Biológicas da PUC-Campinas reuniu veteranos e ingressantes para a construção de uma horta hidropônica vertical com material reutilizado. Essa é uma técnica de cultivo que dispensa o uso do solo, pois as plantas são colocadas em garrafas pet e cultivadas em solução nutritiva. A atividade que teve o objetivo de integrar calouros e veteranos e, incentivar a cidadania, foi realizada no Campus II, em dois períodos, às 10h00 e às 20h, para que os estudantes dos períodos, matutino e noturno, pudessem participar. Estava prevista a utilização de 200 garrafas pets, ou seja, poderiam ser cultivadas até 200 mudas de plantas diferentes.

As mais comuns ao método são: salsinha, coentro, salsão, orégano, manjericão, alface, agrião, brócolis, pimentão, tomate, morango, etc. Os estudantes poderão acompanhar o cultivo das plantas, ao longo do ano, fazer a colheita e levá-la para casa.

A criação da horta hidropônica faz parte da programação de acolhida dos calouros da Universidade. Estão sendo realizadas Ações Solidárias, com essa, como forma de contribuir para a formação social do jovem estudante. “É importante ter o início da vida acadêmica marcado por atividades que visam a solidariedade”, disse o presidente Comitê Permanente de Acolhida aos Calouros (CPAC), José Donizeti de Souza.

Vantagens da Horta Hidropônica:

  • É ecologicamente mais eficiente que o sistema convencional de plantio, devido a: 
  • Necessidade de pouco espaço; 
  • Tempo menor de colheita, evitando que os alimentos tenham que vir de longas distâncias, diminuindo o custo do transporte e, consequentemente, a poluição do ar;
  • Produção de plantas mais saudáveis e resistentes, cultivadas em água potável, sem metais pesados; 
  • Nenhum uso, ou uso reduzido de adubos e agrotóxicos, impedindo a contaminação dos lençóis freáticos. Além de incentivar a reciclagem, devido ao reaproveitamento de garrafas pet.

Fonte: Planeta Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário