terça-feira, 1 de março de 2011

Campinas (SP): Ceasa recebe calouros do Trote Social da Unicamp

Como funciona uma central de abastecimento? Como são tratados seus resíduos? O que é feito com os hortifrutis que não são vendidos? O que é um Banco de Alimentos? Os calouros da Unicamp tiveram oportunidade de começar a vida acadêmica sabendo um pouco mais sobre estes temas durante visita realizada ao quarto maior entreposto do Brasil, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A visita aconteceu nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, e integra a programação do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, evento de recepção dos ingressantes organizado pelos alunos veteranos da Universidade há oito anos.

No roteiro os estudantes visitaram o Mercado de Hortifrutis e de Flores responsáveis pela movimentação de 60 mil toneladas de produtos, equivalente a quase R$ 100 milhões. Também passaram pelo Banco de Alimentos e Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), programas de segurança alimentar que funcionam na Central e distribuem 6,7 milhões de quilos de alimentos por ano, beneficiando 75 mil pessoas. E ainda receberam informações sobre a alimentação escolar - que é operacionalizada pela Ceasa servindo 255 mil refeições por dia em 559 unidades escolares - e conheceram o Banco de Caixas Plásticas - serviço implantado para melhorar as embalagens e os produtos - e a gestão de resíduos da Ceasa, um trabalho que garante o reaproveitamento e um destino sustentável ao lixo gerado na Central.

"Queremos plantar uma sementinha nestes alunos com atividades de integração entre os vários cursos e fugir do trote violento. Mostrando a abrangência da distribuição e do trabalho da Ceasa esperamos que os estudantes sejam mais conscientes na sua vida, no consumo, da reciclagem de lixo. Acreditamos que esta experiência na Ceasa têm um potencial de mudança muito grande no comportamento e na vida de cada um deles", explicou Beatriz Martins Arruda, estudante de arquitetura da Unicamp que integra a comissão organizadora do Trote.

Segundo Beatriz, o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente é uma forma de receber os calouros da Unicamp com atividades voltadas para ações sociais e conscientização ambiental envolvendo iniciantes dos 37 cursos da Universidade em Campinas. O evento é realizado por um grupo de alunos veteranos de diferentes cursos da Unicamp desde 2003. A programação acontece na primeira semana de aula, com duração de 4 dias, com palestras, visitas e atividades de integração. A Ceasa-Campinas é apoiadora e recebe os alunos do Trote para vistas há quatro anos.

Fonte: Ceasa Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário