quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trote solidário ajuda antigo Hemonúcleo

O gerente médico da Colsan de Sorocaba, Frederico Brandão, o mês de dezembro foi considerado bom, no entanto, em janeiro houve queda de 30% no número de doações. "A média normal de coleta é de 90 pessoas, no mês passado tinha chegado a 60", calcula. 

Brandão explica que o Banco de Sangue de Sorocaba abastece 48 municípios, ou seja, toda a região abrangida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-16). Mesmo as demandas de hospitais com coletas próprias são atendidos, em caso de emergência, pela Colsan. Segundo o gerente, o estoque atual é capaz de cobrir apenas 15 dias, caso o Banco de Sangue não recebesse mais nenhum doador.

Entre os pré-requisitos para a doação está a apresentação de documento de identidade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação); ter entre 18 e 65 anos; pesar acima de 50 kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém, evitar refeições pesadas (gordurosas). Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes em um ano; e mulheres a cada três meses, até no máximo três vezes em um ano. A Colsan fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Lajeado (ao lado do Hospital Leonor Mendes de Barros). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Mais informações pelos telefones (15) 3224-2930 e (15) 3332-9461.

Nenhum comentário:

Postar um comentário