quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

UFSCar inicia campanha para coibir o trote violento

Com o objetivo de coibir a prática do trote violento, a UFSCar lança a campanha "Trote violento. Tô fora!". A intenção é incentivar as atividades de recepção aos novos alunos respeitando a integridade e a individualidade dos calouros, além de preveni-los para ações que podem ser praticadas fora da Instituição. Durante os dias de matrícula (27, 28 e 31 de janeiro para a primeira chamada), calouros e familiares também receberão materiais como pulseiras e botons com o slogan da campanha.

Juntamente com esses materiais, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar entregará uma carta a alunos e familiares que esclarece a preocupação da Universidade em oferecer atividades que garantam a recepção respeitosa aos novos alunos. Para Maria Sílvia de Assis Moura, Pró-Reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, as ações planejadas têm foco na orientação dos estudantes. "Não temos registro de problemas na recepção dos nossos alunos, mas queremos orientá-los para situações que podem acontecer fora do campus. É nesse sentido que estamos alertando os estudantes ingressantes para que não participem de nenhuma atividade com a qual não concordem ou que considerem violenta ou desrespeitosa. É muito importante também que os familiares dos calouros possam orientá-los a respeito de seu comportamento, por conta da participação em festas e outras atividades que normalmente acontecem nessa etapa", ressalta Maria Sílvia.

A "Semana de Integração Calouros-Veteranos 2011" da UFSCar será realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março e conta com a organização conjunta da ProGrad, Diretório Central de Estudantes (DCE) e da Associação Atlética Acadêmica (AAA) da Instituição. O objetivo é apresentar a Universidade aos novos alunos e promover atividades diversas como oficinas, grupos de discussão, gincana, teatro, confraternizações com os veteranos, além do Trote Solidário, que consiste na coleta e distribuição de donativos a entidades carentes de São Carlos.

De acordo com Pedro Barbosa Nascimento, vice-presidente da Atlética da UFSCar, as atividades de recepção aos novos alunos favorecem a integração entre os veteranos e calouros e não fazem menção a nenhuma prática que possa ser encarada como trote violento. "É muito importante existir esse tipo de campanha promovida pela UFSCar exatamente por enfatizar o fato de que o trote violento não é bem-vindo dentro da UFSCar", reforça Pedro Nascimento. Ana Luiza Bruno, representante do DCE, afirma que dentre os temas que serão trabalhados ao longo da Semana da Integração está o trote violento. "As intervenções teatrais pretendem refletir sobre a questão do trote violento de forma lúdica e criativa. Acreditamos que o bom exemplo dos veteranos também deve ser reforçado e legitimado no sentido de minimizar os efeitos negativos de grupos trotistas", ressalta a estudante.

A UFSCar também disponibiliza um canal de comunicação direto com a Pró-Reitoria de Graduação para envio de denúncias e sugestões por meio do ouvidoriatrote@ufscar.br. Informações completas sobre a Semana de Integração serão publicadas em breve no Portal da UFSCar. Orientações para a matrícula podem ser consultadas em www.vestibular.ufscar.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário