quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Faculdades incentivam alunos a trocarem trote por gincanas sociais

Dez dias antes do retorno às aulas para a maior parte dos 19,5 mil estudantes das instituições de ensino superior de Franca, as faculdades já preparam as orientações para a recepção dos calouros. A Unifran, Uni-Facef, Faculdade de Direito e a Unesp demonstram preocupação com trotes violentos e realizam campanhas para conscientizar os veteranos.

Atividades sociais, esportivas, culturais, palestras e gincanas serão realizadas para integrar ingressantes e veteranos. Dentre as ações, estão previstas arrecadações de alimentos e incentivo à doação de sangue. Alunos que forem pegos humilhando novatos podem receber punições que vão de simples advertências até a expulsões. Nas ruas já é possível ver a prática do trote em semáforos e praças, onde estudantes pedem dinheiro e pintam o corpo.

Na Unifran, a recepção de calouros e veteranos será feita em dias diferentes para evitar situações constrangedoras no começo do ano letivo. Os novatos começam as atividades dia 7 de fevereiro e os alunos antigos no dia 9. “Este esquema possibilita maior aproximação entre os calouros e o corpo docente. Eles podem conhecer a faculdade de forma mais tranquila e entender o ambiente universitário. Após a chegada dos veteranos, as gincanas começam a ser realizadas”, disse a reitora Rosalinda Chedian Pimentel.

Os calouros vão receber um caderno informativo sobre a instituição e participarão de palestras sobre as ferramentas disponibilizadas pela faculdade para o seu aprendizado. Durante a semana, cada curso de graduação desenvolve uma ação social específica voltada a sua área de atuação.

Nos mesmos dias 7 e 9, os alunos do Uni-Facef também começam as atividades. Pais e estudantes serão recepcionados pela reitoria, mas as ações de integração entre veteranos e novatos começam a ocorrer somente no mês de março. De acordo com o pró-reitor de administração, José Alfredo de Pádua Guerra, a medida visa permitir que os recém -chegados conheçam o ambiente universitário antes de participar de atividades de integração. “Realizamos o trote solidário. Arrecadamos alimentos para entidades sociais, incentivamos a doação de sangue, adquirimos eletrodomésticos para serem leiloados pela Apae, entre outros”, disse. No ano passado, oito toneladas de alimentos, 300 latas de leite e R$ 20 mil em eletrodomésticos foram recolhidos pelos alunos da instituição.

Os trotes também são proibidos na FDF e na Unesp. Na Faculdade de Direito, os novatos são recepcionados no dia 3 de fevereiro e as aulas começam no dia 7. Na Unesp, 21 de fevereiro é a data marcada para todos os estudantes. As duas instituições vão oferecer apresentações culturais para integrar as turmas. As salas de aula e laboratórios serão apresentados por coordenadores e membros do corpo docente.

Fonte: GCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário