segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trote da Cidadania da Unicamp é o melhor do ensino superior

O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente da Unicamp ganhou o prêmio Trote da Cidadania 2011, organizado pela Fundação Educar DPaschoal, na categoria Ensino Superior. A equipe inscrita na subcategoria Ação é composta pelos alunos Amanda Osteno Lino, André Caetano Prado, Gabriel Perides Akaishi, Marina Vicentini de Oliveira e Michelli Regina Cavichia. A orientação coube ao professor Leandro Silva Medrano, coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

trote_cidadania_290x240_.jpgA cerimônia de premiação ocorreu durante o Fórum Empreender com Valores, realizado nos dias 16 e 17 de julho, no Centro de Convenções. Em parceria com a Fundação DPaschoal, a Unicamp respondeu pela organização local do evento, que é destinado principalmente ao público universitário de todo o Brasil e busca unir conhecimento teórico e experiência prática, com o objetivo de transmitir ferramentas de empreendedorismo aos estudantes e proporcionar um momento de integração. Na abertura do Fórum estiveram presentes o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, e Luis Noberto Paschoal, presidente da DPaschoal.

Além das oficinas e palestras, o evento reservou espaço para a divulgação dos projetos vencedores do Trote da Cidadania, que este ano teve mais de 150 projetos inscritos por equipes de 66 instituições do país. Ao todo, foram selecionados 14 finalistas, sendo dois projetos da categoria Ensino Técnico, três da categoria Ensino Superior, três na subcategoria Cartazes, três na subcategoria Fotografia e três na subcategoria Vídeo. A comissão organizadora concedeu ainda oito menções honrosas.

O Trote da Cidadania da Unicamp, que já foi eleito o melhor do país também em 2007 e 2010, continua estimulando o consumo consciente, mas este ano abriu o leque de atividades para destacar questões ligadas ao lixo eletrônico, ao desperdício doméstico e ao voluntariado. Além de palestras sobre esses temas, os calouros visitaram cooperativas de reciclagem, uma empresa de tecnologia ambiental e bateram nas residências para explicar aos moradores a importância de separar o lixo orgânico do reciclável e distribuir receitas para o aproveitamento total de alimentos.

Em relação ao lixo eletrônico, a equipe da Unicamp levantou a temática da chamada logística reversa, em que equipamentos são desmontados, com a parte intacta devolvida à indústria e a outra parte descartada corretamente; houve uma feira de artesanato feito de lixo eletrônico e visitas a instituições infantis para trabalhar o problema com as crianças. O voluntariado ocupou o último dia do trote, quando os próprios calouros puderam exercer esta atividade em visita a um lar de idosos.

Fonte: Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário