segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trote solidário da Etec 'Fernando Prestes' ganha prêmio

“Que todos soubessem o que a escola fez e comprassem a ideia de fazer o bem.” Foi simplesmente isso, sem pretensão alguma, o que levou o professor Paulo Sérgio Germano, da Escola Técnica (Etec) "Fernando Prestes", a inscrever seu programa de trote solidário – o “Deleite Day” – feito com os alunos do Ensino Médio no prêmio Trote da Cidadania, do instituto Educar DPaschoal. Resultado: a escola foi premiada no último sábado com um notebook e um troféu.

Segundo Germano, a realização dos trotes era uma das coisas que o incomodavam quando se tornou diretor da Etec, há três anos. “Apesar de não ser um trote violento, os veteranos vinham para a escola pra pintar os alunos mesmo que eles não deixassem”, recorda-se. Como a escola fica entre duas ruas sem saída, a área se tornava um “corredor polonês”, gerando reclamações até mesmo dos vizinhos. “O trote da 'Fernando Prestes' virou uma lenda urbana, uma pressão psicológica”, conta.

Como o lema da escola é “Ensinando para a vida”, o diretor resolveu mudar essa situação: chamou os alunos veteranos e decidiu fazer o trote dentro da área da escola, mas sem pressão. “Só que ainda assim eles exageraram. A cultura é algo que demora a mudar, tem que ter muita conversa, mas, ainda assim, sempre há os radicais”, conta. Para reverter a situação, decidiu realizar um trote solidário para a arrecadação de leite, o “Deleite Day”.

O termo vem do significado de “deleite” – fazer com prazer, deleitar-se – e de um trocadilho com a palavra leite. Em uma semana de trote, foram arrecadados 750 litros do produto, entregue às entidades Amas, Afissore e Quilombinho. “Quando recebeu a doação, o pessoal do Quilombinho veio me dizer que haviam aberto o último litro que tinham no dia anterior.” Atualmente, o “Deleite Day” continua a ser desenvolvido, fazendo parte de uma gincana tradicional na escola, e já arrecadou 4500 litros de leite para seis entidades.

Fonte: Diário de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário