segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Belém (PA): Trotes solidários da Uepa beneficiam duas escolas públicas

Calouros da Universidade do Estado do Pará (Uepa) aprovados nos Processos Seletivos 2011 dão exemplo a outras instituições do país. Ao invés de violência e atos que visam apenas a humilhação, eles realizaran desde a última segunda-feira (7) o trote solidário, que trará benefícios a duas escolas da rede pública de Belém.

Durante a Semana do Calouro, os trotes solidários já são tradicionais na instituição, com ações que promovem a integração entre os cursos e o auxílio à comunidade do entorno da Uepa.

Nesta quinta-feira (10),  40 calouros do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), em conjunto com os Centros Acadêmicos dos Cursos, realizaram várias ações na Escola Municipal Alzira Pernambuco, localizada no bairro do Marco, como pintura, serviços de jardinagem e limpeza.

O coordenador administrativo do CCNT, Mauro Henrique Mendes, informou que a "Alzira Pernambuco" foi escolhida a partir de uma pesquisa que identificou as principais demandas da escola. A proposta, segundo ele, é "colaborar com a sociedade, e mostrar que a Uepa está fazendo a sua parte em conscientizar a comunidade, tanto ambiental quando socialmente".

Já na sexta-feira, aconteceu o trote solidário dos calouros do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Os novos alunos entregaram kits de material escolar aos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Simplício, no bairro do Telégrafo, que integra o Complexo Educacional e, em breve, será a primeira Escola de Aplicação da Uepa.

Estímulo - A proposta, segundo o coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia e um dos organizadores do Trote, Paulo de Paula, é ajudar crianças carentes que não têm condições de comprar material escolar, contribuindo para reduzir a evasão. "Essas crianças vivem em condições sociais diferenciadas na Vila da Barca e nos bairros do Barreiro e Telégrafo, e essa situação acaba afastando o aluno da sala de aula. Entregar material é uma tentativa de amenizar e estimular os alunos a usar o kit no período escolar", ressaltou.

Durante o trote, assessores pedagógicos, monitores e membros dos Centros Acadêmicos fizeram atividades de recreação e jogos com as mais de 220 crianças atendidas pela Escola Vera Simplício. Além disso, também aconteceram oficina de origami, sessão de cinema e de estórias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário