sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cachoeiro do Itapemirim (ES): Calouros de Centro Universitário participam de trote solidário

Como manda a tradição, quando entram na universidade os alunos são submetidos a passarem por um trote. Muitas vezes essa recepção é feita até com atos de violência. Mas aos poucos isso está mudando. Se antes trote era sinônimo de medo para os calouros, hoje o que mais se vê é a solidariedade substituindo as brincadeiras, que nem sempre acabavam bem.

Prova disso foi a recepção que os alunos do Centro universitário São Camilo, de Cachoeiro de Itapemirim, tiveram nessa quarta-feira (09). A unidade móvel do Hemoes, o Hemocentro da Secretaria Estadual de Saúde, está na instituição recebendo doações de sangue e fazendo cadastro para doadores de medula óssea.

Durante toda a manhã a movimentação foi grande, o que, para Rossana Amorim, responsável pela recepção de doadores do Hospital Evangélico, é muito bom, principalmente porque nessa época do ano as doações de sangue caem muito por causa das férias. Ela ressaltou que "tão importante quanto a doação de sangue é o cadastro para doação de medula óssea. É muito bom ter um grande número de doadores cadastrados, porque é difícil a compatibilidade para esse tipo de transplante. Só para se ter uma ideia, a chance de encontrar um doador compatível é de 1 (uma) em 100.000", explicou.

Exigências

Para fazer o cadastro a pessoa não gasta mais do que 10 minutos. O voluntário precisa ter entre 18 e 54 anos deidade, preencher um formulário e depois fazer a coleta de sangue para análise. A participação dos alunos surpreendeu até mesmo os organizadores da campanha. A coordenadora de recepção aos calouros, professora Camilla Dellatorre, disse que um dia antes o médico hematologista, André Sena, deu palestra explicando como funcionam as doações de sangue e de medula. "Isso é fruto de uma parceria com a Loja Maçônica do Coramara, Hospital Evangélico, Unimed e Hemoes. Todos se movimentaram e o resultado está além do esperado, tanto que até quem não é calouro está participando", disse a professora.

Um exemplo de solidariedade foi dado pela aluna Kátia Alves, do curso de Nutrição. Ela não é novata no Centro Universitário, e mesmo assim colaborou. "Não custa nada, não dói e você ainda pode salvar vidas com esse simples gesto." Segundo os funcionários do banco de sangue estadual, até o fim da manhã mais de 50 pessoas se cadastraram como doador voluntário de medula óssea e pelo menos outras dez fizeram a doação de sangue. A campanha continua até logo mais, às 17 horas.

Dicas de Doação de sangue:

Para doar sangue é preciso apresentar um documento de identidade com foto. O voluntário deve ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. No caso de Cachoeiro, as doações podem ser feitas no Hospital Evangélico e na Santa Casa. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 07:00 às 16:00 horas, e, aos sábados, de 07:00 às 11 horas.

No caso do cadastro para a doação de medula óssea, o procedimento só é feito junto ao Hemoes. Prefeituras e instituições do sul do estado que quiserem promover a campanha, devem entrar em contato com o Hemocentro, que fica em Vitória. Os telefones do órgão são: (27) 3137-2435 / 3137-2447. Ou pelo endereço hemoes@saude.es.gov.br.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário