segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Campinas (SP): Unicamp tem ação para receber novos alunos

Nos últimos anos as universidades e faculdades do Brasil criam soluções alternativas e conscientizam os estudantes no sentido de acabar definitivamente com trotes violentos, humilhantes e discriminatórios. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi a pioneira na aplicação de trotes sociais, solidários e culturais, com experiências isoladas desde 1998, que se firmaram em 2003 com o primeiro Trote da Cidadania Integrado.

Em 2007 a iniciativa passou a se chamar Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, quando estudantes de diversas unidades das Unicamp organizam eventos relacionados ao consumo consciente, práticas sustentáveis e ações sociais. São dinâmicas de grupo, palestras, visitas técnicas e atividades de integração e conscientização. Mesmo assim a universidade criou mecanismos de prevenção e reação estabelecendo responsáveis por unidade, comissões de plantão e a disposição de linhas telefônicas específicas para denunciar trotes violentos.

A Unicamp pode, inclusive, caso algum trote violento seja feito dentro dos campi, aplicar sanções acadêmicas com base na lei estadual 10.454/99. As punições dependendo da gravidade do caso vão de advertência oral ou escrita, suspensão e até expulsão. Alguns meses antes do início das aulas é criada uma comissão de sindicância que fica preparada e atenta a eventuais casos de trote violento, agressivo ou humilhante que numa eventual ocorrência é acionada e decide sobre a punição a ser aplicada.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) sempre divulgam amplamente as diretrizes da universidade com relação aos trotes violentos e tem procurado consolidar alternativas criativas por ações voluntárias que estimulem a interação, o trabalho em equipe e o papel do estudante como agente multiplicador e transformador da sociedade.

O coordenador do SAE, professor Leandro Medrano, disse que a Unicamp atua em duas frentes. Uma delas visitando cada unidade da universidade com um grupo de pessoas treinadas divulgando uma série de recomendações com relação aos trotes. Outra se refere à criação de uma série de atividades que marquem de forma comemorativa o ingresso do aluno na Unicamp. 

"Essas atividades são divididas em duas grandes frentes. Uma coordenada pelo SAE, que organiza shows, distribui camisetas, brindes, uma foto comemorativa feita por um estúdio profissional na qual o aluno pode tirar uma foto com a família e com os colegas tendo o símbolo da Unicamp ao fundo e outro que o SAE apóia chamado Trote da Cidadania, que é organizado e gerenciado por um grupo de alunos veteranos da Unicamp, onde uma série de atividades relacionadas ao consumo consciente, meio ambiente e práticas voluntárias e solidárias é incentivada por esses alunos", diz. 

O professor Leandro Medrano afirma que nos últimos anos os alunos têm se conscientizado cada vez com relação a esses modelos saudáveis de trote e que os trotes violentos não foram mais registrados na instituição, o que mostra que o modelo solidário tem dado resultado. Existe eventualmente alguns trotes envolvendo pintura dos calouros, mas que recebem autorização dos pais e dos próprios alunos ingressantes para a sua realização, mas mesmo assim a equipe da Unicamp fica atenta.

No dia 16, a equipe do SAE esteve reunida acertando os últimos detalhes para recepcionar esses novos alunos a partir do dia 21, quando efetivamente a diretoria acadêmica da Unicamp confirma a matrícula desse estudante que decidiu escolher a Unicamp para estudar. As matrículas ocorreram no dia 10 deste mês e a segunda chamada ontem.

Destaque

O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente tem se aprimorado, alcançando sempre um lugar destacado no Prêmio Trote da Cidadania, da Fundação Educar Dpaschoal. Em 2010, foram incluídas dinâmicas que envolvessem ainda mais a comunidade. Instituições infantis abrigam ações sobre consumo consciente durante toda a semana. Além da conscientização, há plantio de árvores, revitalização de hortas, construção de lixeiras com garrafas pet e de brinquedos a partir de materiais recicláveis.

O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente da Unicamp já possui um contingente de 50 graduandos na comissão organizadora da edição de 2011, mas espera-se ainda a adesão de 200 a 300 monitores até o próximo dia 21. Este é o dia da confirmação de matrícula pelos aprovados no Vestibular e também da abertura oficial da semana de recepção aos calouros, que acontece às 17h30, no estacionamento da Biblioteca Central, com a presença do reitor, pró-reitores e outras autoridades da Unicamp. As atividades prosseguirão até sexta-feira dia 25.

André Caetano Prado, aluno da Engenharia Química que coordena a comissão organizadora, adianta que o tema do consumo consciente vai ser mais destrinchado este ano, estendendo-se ao lixo eletrônico, desperdício doméstico e voluntariado. "Da 22 teremos palestra sobre consumo consciente pela manhã e, à tarde, visitas a cooperativas de reciclagem e empresa de tecnologia ambiental. Vamos bater em residências para explicar aos moradores a importância de separar o lixo orgânico do reciclável e distribuir receitas para o aproveitamento total de alimentos." 

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário