sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

São Paulo (SP): Trote responsável estimula integração entre calouros e veteranos

Realizado sempre no início do ano letivo, o trote responsável já se tornou tradição na Anhanguera. Além de integrar calouros e veteranos, a iniciativa combate o trote violento e conscientiza os estudantes sobre a importância de ações socialmente responsáveis. Neste ano, a mobilização terá como objetivo ajudar as vítimas das enchentes no Brasil e deve envolver todos os alunos da Anhanguera.

As doações serão contabilizadas por kits divididos em três categorias: higiene e limpeza, com fralda descartável, pasta de dente, sabonete, detergente e desinfetante; material escolar, com lápis de cor, caneta hidrocor, papel sulfite e caderno de 100 folhas; e alimentos, com pacotes de biscoitos, macarrão e sopa, lata de leite em pó, caixa de leite longa vida e água mineral. A diretora do Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária (IASEC) da Anhanguera, professora Adriana Camargo, explica: "Além dos grandes projetos que desenvolvemos, procuramos estar sempre preparados para as causas emergenciais. Para auxiliar as vítimas das enchentes, fizemos contato com a Cruz Vermelha e identificamos os itens de maior urgência", conta.

Para incentivar a participação dos alunos, a sala de calouros que obtiver o maior número de doações receberá um prêmio. A expectativa é arrecadar kits suficientes para atender mais de 46 mil pessoas. Todo o material arrecadado será enviado à Cruz Vermelha ou à Defesa Civil dos municípios em que a Anhanguera está presente, para que sejam destinados aos locais mais afetados pelas enchentes, como Rio de Janeiro e Santa Catarina. "A prioridade é unir calouros, veteranos e docentes, despertando a consciência de todos para a importância da solidariedade", afirma Adriana.

Histórico

O Trote Responsável da Anhanguera faz parte da campanha promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes). No ano passado, a iniciativa também beneficiou vítimas de enchentes em todo o Brasil, movimentando mais de 50 mil calouros. Em 2009, quase 30 mil kits escolares com caderno, caixa de lápis de cor e lápis grafite foram arrecadados e doados a jovens da rede pública de ensino fundamental. Em 2008, a campanha também teve como foco a arrecadação para vítimas de enchentes, mais especificamente para as ocorridas em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário