sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sorocaba (SP): Trotes solidários ajudam entidades

As universidades, faculdades e até mesmo as escolas técnicas de Sorocaba vêm aderindo cada vez mais aos chamados "trotes solidários". Além de proporcionar diversão e integração, esse tipo de trote tem contribuído para a manutenção de trabalhos assistenciais; hospitais com banco de sangue, onde a ação voluntária beneficia pacientes em estado grave; e até acompanhantes do Hospital Regional, por exemplo, ganham café da manhã de calouros e veteranos.
A Universidade de Sorocaba incentiva a doação de sangue na Santa Casa, e a Escola Técnica Estadual (Etec) "Fernando Prestes" promove o "Deleite Day". O trote da Etec envolve calouros e veteranos na tradicional gincana que ocorre durante todo o ano, com brincadeiras e doações de alimentos. Já o Deleite foi realizado nesta sexta-feira (11), nos períodos da manhã, tarde e noite, com os cerca de 2,5 mil alunos e outros 120 da extensão, na Escola Estadual "Joaquim Izidoro Marins". Em uma hora e meia, a organização recebeu 350 litros de leite. A iniciativa beneficiará três entidades: uma delas a Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas). Para o diretor Paulo Sérgio Germano, o trote realizado dentro da escola, sob a supervisão e apoiado pela direção, impede os excessos.

Germano explicou que os veteranos e até ex-alunos costumavam carregar na tinta e pintavam os calouros mesmo contra a vontade. "O nosso lema é ensinando para a vida, então, a gente incentiva a solidariedade, o respeito e a amizade", destacou ele.

Este ano, a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) lança uma campanha para coibir o trote violento. A iniciativa "Trote violento. Tô fora!" pretende incentivar atividades de recepção de forma a respeitar a integridade e individualidade dos calouros. Durante a matrícula, no final de janeiro, os alunos e familiares receberam pulseiras e botons com slogan da campanha. A Ufscar também disponibiliza um canal de comunicação para denúncias e sugestões: ouvidoriatrote@ufscar.br. O site da instituição é o www.vestibular.ufscar.br.

Ação solidária

Os calouros da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), por meio de seu Centro Acadêmico "Rubino de Oliveira", organiza este mês a arrecadação de materiais de higiene pessoal a serem doados para a Pastoral da Criança, no mês que vem. A calourada ainda fez doação de sangue esta semana, no Hemonúcleo. "Fazemos isso para estimular os alunos a pensar numa sociedade melhor e não egoísta. Ou seja, uma sociedade mais solidária", disse o presidente do Centro Acadêmico da Fadi, José Roberto Muraro Tebet.

Já os calouros e veteranos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), da PUC-SP, na quinta-feira passada, como parte do trote solidário, prepararam e serviram café da manhã aos acompanhantes de pacientes do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Logo de manhã, os participantes reuniram-se para a ação. "O contato com a comunidade e a solidariedade mostram para os calouros que a Enfermagem não é uma função exercida somente dentro do hospital", destacou a vice-coordenadora do curso de Enfermagem, Valdina Marins Pereira.

Até o dia 28 deste mês, os calouros e veteranos das áreas Biológicas e Saúde, da Uniso, participam de um trote solidário, com a doação de sangue e a arrecadação de leite e materiais (lápis de cor, livros com gravuras, revistas em quadrinhos, massa de modelar, entre outros). A iniciativa beneficiará pacientes da Santa Casa de Sorocaba, onde os alunos fizeram a doação voluntária e entidades como o Lar Asilo São Vicente de Paulo e o Hospital Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) que devem receber no final deste mês os produtos.

A campanha reuniu na manhã desta sexta-feira, no Banco de Sangue da Santa Casa, um grupo de alunos dos cursos de Biotecnologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário