terça-feira, 19 de julho de 2011

Conheça os projetos vencedores do Trote da Cidadania

Nos dias 16 e 17 de julho a Fundação Educar realizou o Fórum Empreender com Valores 2011, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Extensão do projeto “Trote da Cidadania”, a proposta do Fórum era transmitir ferramentas de empreendedorismo aos universitários e proporcionar um momento de integração universitária.

Com a presença de mais de 150 pessoas, o evento proporcionou, ao longo do sábado, diversas palestras sobre cidadania e sustentabilidade. Na abertura de cerimônia do evento, o presidente da DPaschoal, Luis Norberto Paschoal, afirmou que os estudantes interessados em realizar o empreendedorismo precisam buscar desafios. "Empreender significa enfrentar desafios. Se você quer empreender tem que fazer algo diferente", comentou o gestor, que fechou sua palestra com um recado a todos. "Não se acovardem, sejam inconformados, ágeis, saiba que terão muito trabalho. Mas procurem fazer toda a diferença. Vai depender de cada um de vocês", finalizou Luis Noberto.

A estudante de Engenharia Agrícola Juliana Takeda, 19 anos, acredita que esta ideia da DPaschoal agrega muito valor a vida das pessoas. "É uma experiência muito válida. É algo que acrescenta muito na vida de cada estudante", comentou a jovem que participa de uma empresa júnior dentro da universidade, a Agrilógica.

Além das atividades e palestras ministradas, houve também a divulgação dos projetos vencedores do Trote da Cidadania 2011. Durante o período de inscrições, foram mais de 150 projetos inscritos, de 66 instituições. Conheça agora os vencedores nas duas categorias:

CATEGORIA ENSINO TÉCNICO
Subcategoria Ação

Deleite Day
Etec Fernando Prestes - Sorocaba - SP
O projeto busca envolver os alunos da instituição numa atividade em que cada um deles deve arrecadar um litro de leite longa vida. O objetivo é atender entidades assistenciais de Sorocaba (SP) nos períodos de entrada de novos alunos. Nesse período, veteranos e calouros também participam de gincanas e atividades esportivas, com o intuito de uni-los.

CATEGORIA ENSINO SUPERIOR
Subcategoria Ação

Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas - SP
Projeto que visa recepcionar os calouros de forma a conscientizá-los, juntamente com os veteranos, do seu papel social e seu potencial transformador da sociedade. Com atividades em instituições infantis, casa de repouso para idosos, cooperativas de reciclagem e comunidades carentes de Campinas e região, os estudantes aprendem e repassam ações de consumo consciente para a sociedade.

Subcategoria Cartazes

Semana de Recepção ao Calouro - Quebrando Paradigmas do Trote de Medicina
Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA


Subcategoria Fotografia

Cultivando Vida: A Utilização de Garrafas Pet para a Construção de Hortas Hidropônicas Verticais Urbanas
Faculdade de Ciências Biológicas PUC-Campinas - Campinas - SP


Subcategoria Vídeo

Do Corpo à Alma: Gincana dos Bixos, da Solidariedade e da Arte
Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF) - Franca - SP
http://www.youtube.com/watch?v=pVn2MXR3UBA


Os cartazes, fotos e vídeos vencedores e finalistas estão disponíveis no perfil do Prêmio Trote da Cidadania no Facebook - http://www.facebook.com/trotedacidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário