sexta-feira, 2 de março de 2012

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Aquidauana, realiza nesta semana atividades de recepção aos calouros.

 

 

Para a coordenadora do curso de Pedagogia professora Maruiza Guimarães, a iniciativa faz parte de um trote cultural para envolver os alunos. “O trote se tornou um termo pejorativo. Nossa intenção é promover um trote diferente, saudável, informativo e cultural”, disse.

Segundo a professora, o envolvimento dos acadêmicos tem sido positivo. Para as calouras de pedagogia Amanda Karlla e Larissa Rodrigues, a iniciativa é boa. “Nós participamos todos os dias. Na segunda-feira pintaram a gente, mas, nada demais. Antigamente, eu tinha medo dos trotes porque vários familiares meus já passaram por isso. Ainda bem que mudou e pra melhor”, comentou Amanda.

Programação

As atividades começaram na segunda-feira (27), no CPAQ, quando os novos acadêmicos foram recepcionados em seus respectivos cursos. Na terça-feira (28), os estudantes assistiram uma palestra sobre o campus de Aquidauana e a vida universitária. O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) participou do evento e deu boas vindas aos calouros de Geografia, História, Letras, Pedagogia, Matemática, Turismo, Ciências Biológicas e ainda licenciatura indígena Povos do Pantanal.

Quarta-feira (29), das 14 às 22 horas, começou a campanha "UFMS Doa Vida", com ações sociais e preventivas relacionadas ao cadastro para a doação de medula óssea. A iniciativa tem apoio do Hemosul, que com sua equipe esclarece duvidas da população. A campanha "UFMS Doa Vida" está acontecendo na Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente ao campus, e conta com exposições de trabalhos, prevenção à saúde e ainda shows com pratas da casa.

Na sexta-feira (02), os alimentos arrecadados na campanha de doação - organizada junto aos acadêmicos - serão entregues a instituições da região.

A realização é do Campus de Aquidauana/CPAQ/UFMS, com apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana; 9º Batalhão de Engenharia de Combate; 7º Batalhão de Policia Militar; 1º Subgrupamento de Bombeiros de Aquidauana; Policiais Militares Ambientais de Aquidauana.

A prefeitura de Aquidauana parceria da Universidade dispôs de enfermeira e agentes de saúde para distribuir panfletos, camisinhas e dar orientações sobre o câncer de colo de útero; o Geração de Saúde levou uma equipe de alunos do curso corte e escova para atender as acadêmicas e o Hemosul fez breve explicações sobre o cadastro de doadores de medula óssea.

Fonte: Agecom/Carolina Acosta/Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário