segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conheça os finalistas do Trote da Cidadania - segundo semestre

CATEGORIA ENSINO SUPERIOR

3º Colocado:

Campanha contra o Tabagismo

Instituto Metropolitano de Ensino Superior (Ipatinga-MG)

Calouros e veteranos do curso de medicina da UNIVAÇO promoveram uma campanha contra o tabagismo. Os acadêmicos levaram a campanha para escolas da região onde ministraram palestras e desenvolveram atividades educativas para conscientizar alunos do Ensino Médio sobre os riscos à saúde. Além de campanha de conscientização, realizaram uma caminhada nos bairros da cidade onde puderam ampliar a ação de conscientização para a comunidade.

2º Colocado

Ação Solidária: Universitários que fazem história

Faculdade DOCTUM de Teófilo Otoni – (Teófilo Otoni-MG)

O objetivo da ação foi promover cidadania a partir de um evento que atendesse demandas da comunidade local. O grupo desenvolveu parcerias com órgãos públicos e particulares para oferecer à comunidade atividades diversas. Alunos do curso de enfermagem e nutrição ofereceram aferição de pressão, teste de glicemia e aferição de peso e medida. Alunos do curso de serviço social e direito viabilizaram o encaminhamento de ações jurídicas. Além da ação direta dos alunos, a equipe articulou importantes parcerias que somaram ao evento ações como: aquisição de carteiras de identidade, carteira de trabalho, certidões de nascimento , fotografia para documentos e oficinas e serviços do CRAS – Secretaria de Assistência Social.

1º Colocado

Reciclando e Empreendendo

Faculdade DOCTUM de VILA VELHA (Vila Velha- ES)

O trote solidário promovido pelos alunos do curso de administração contribuiu para o projeto “Cego Faz”, uma iniciativa da União de Cegos D. Pedro II em Vila Velha. A instituição sofria com um ponto crítico para um de seus projetos – uma fábrica de vassouras ecológicas: deficiência na aquisição de garrafas PET, matéria prima para a produção.Para cada vassoura produzida são necessárias 13 garrafas e esse processo evita que o material seja descartado no meio ambiente. Assim, além da contribuição ambiental, a ação favorece a geração de renda da instituição parceira. A mobilização para arrecadação de garrafas foi feita com ajuda de alunos e docentes e uma das conquistas do projeto foi a construção de um site para divulgação perm anente da campanha.

 

Menção Honrosa

O projeto Plantando Esperança: você tem a semente do voto, finalista no primeiro semestre teve ações de continuidade inscritas no segundo semestre. Essas ações serão incorporadas na publicação do livro reconhecendo o trabalho realizado tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

A campanha pelo voto responsável e contra a corrupção pública faz parte do projeto Trote da Cidadania 2012 para a integração dos alunos calouros dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia da Faculdade Doctum de Vitória. A ação de cidadania é propositiva e apartidária e conta com a parceria de diversas organizações que também abraçaram este ideal. Caminhadas de sensibilização, intensa panfletagem, coleta de assinaturas, rodas de leituras com crianças e outras manifestações que visam ampliar o envolvimento acadêmico interno e externo e conscientizar a população em relação ao voto consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário