quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Londrina (PR): DCE da UEL incentiva a realização de trote solidário aos calouros

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEL dá início nos próximos dias a uma campanha que tem o objetivo de incentivar uma recepção solidária aos 3,1 mil calouros que iniciam as atividades a partir de segunda-feira (21). Intitulada "Trote de Cara Nova", a campanha tem apoio da administração da Universidade e prevê a prática de ações cidadãs e o desenvolvimento de uma cultura de paz, ao invés de humilhação e violência.

Segundo o diretor de comunicação do DCE, Vinícius Bueno, estudante do 3º ano de Biblioteconomia, a entidade pretende incentivar ações sustentáveis e cidadãs, como plantio de árvores, doação de sangue, promoção de combate à dengue e outras atividades que promovam a consciência ambiental.

De acordo com o estudante o DCE trabalhará em quatro eixos, começando com a divulgação interna e externa da iniciativa. Dentro desta linha serão feitas panfletagens e corpo a corpo no Campus Universitário.

Uma segunda ação será a promoção de um concurso de boas práticas na recepção aos calouros. A proposta é premiar as atividades e iniciativas mais inovadoras e criativas. O DCE prepara ainda uma programação cultural, que deverá ser colocada em prática a partir da próxima segunda-feira. Por último os estudantes deverão participar de um Ciclo de Diálogos com debates sobre temas ligados ao dia a dia, como política de cotas, campanha do passe livre, movimento estudantil e empreendedorismo social.

"Nossa proposta é sensibilizar a comunidade universitária para que o estudante abandone de vez as práticas antigas", afirma Bruno, salientando a necessidade de desenvolver uma cultura de paz. Outra ação é a criação de um blog para divulgar de formar organizada todas as iniciativas, garantindo a adesão da comunidade universitária.

Resolução proíbe trote

Diferente dos anos anteriores, quando a administração centralizou todas as ações de recepção aos calouros, este ano os estudantes e os Colegiados de Cursos deverão incentivar as campanhas. A resolução CEPE/CA nº 0177/2008, define trote violento qualquer manifestação que configure agressão física, psicológica, moral, constrangimento ou coação ao estudante. A prática do trote violento nos limites da Universidade será considerada falta grave, portanto passível de penalidade prevista no Regimento Geral da UEL.

A resolução prevê a aplicação de penalidade, a ser definida por meio de processo administrativo disciplinar, obedecendo o Regimento Geral da Universidade.

Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário