quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Campinas (SP): Veteranos já armaram o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente

O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente da Unicamp já possui um contingente de 50 graduandos na comissão organizadora da edição de 2011, mas espera-se ainda a adesão de 200 a 300 monitores até 21 de fevereiro. Este é o dia da confirmação de matrícula pelos aprovados no Vestibular e também da abertura oficial da semana de recepção aos calouros, que acontece às 17h30, no estacionamento da Biblioteca Central, com a presença do reitor, pró-reitores e outras autoridades da Unicamp. As atividades prosseguirão até sexta-feira (25).

André Caetano Prado, aluno da Engenharia Química que coordena a comissão organizadora, adianta que o tema do consumo consciente vai ser mais destrinchado este ano, estendendo-se ao lixo eletrônico, ao desperdício doméstico e ao voluntariado. “No dia 22 teremos uma palestra sobre consumo consciente pela manhã e, à tarde, visitas a cooperativas de reciclagem e a uma empresa de tecnologia ambiental. Também vamos bater em residências para explicar aos moradores a importância de separar o lixo orgânico do reciclável e distribuir receitas para o aproveitamento total de alimentos”.

O segundo dia (23) vai ser dedicado ao lixo eletrônico. A palestra da manhã contará com a participação do Comitê para Democratização da Informática (CDI), que promove a inclusão digital de comunidades carentes. Haverá ainda uma abordagem da chamada logística reversa – em que o lixo eletrônico é desmontado, com a parte boa devolvida à indústria e a parte ruim descartada corretamente. “Em paralelo, teremos uma feira de artesanato feito de lixo eletrônico. À tarde, vamos mostrar como a Unicamp lida com este lixo e depois visitar instituições infantis, trabalhando o tema com as crianças”.

Uma palestra mostrando atitudes que contribuem para diminuir o desperdício de alimentos, água e energia, vai abrir o terceiro dia do Trote da Cidadania. Depois do almoço, os calouros conhecerão as ações sociais desenvolvidas pela Ceasa (Centrais de Abastecimento) de Campinas e como funcionam as estações de tratamento de água e de esgoto na cidade. “À tarde voltaremos às instituições infantis, ajudando os alunos a produzir cartazes contra o desperdício. Também vamos ensinar receitas para as merendeiras e discutir com as professoras como tratar destes temas com os alunos”.

O voluntariado é a temática da sexta-feira, o último dia de trote, que começa com palestras de “Doutores Cidadãos”. E os próprios calouros terão a oportunidade de exercer o voluntariado na parte da tarde, em visita programada ao Lar Evangélico Alice de Oliveira, que há mais de 50 anos presta assistência integral ou parcial a senhoras na terceira idade.

Inscrição de monitores – Os graduandos da Unicamp interessados em colaborar no Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente podem se inscrever a partir desta terça-feira (8) no site do evento (http://www.unicamp.br/tci). Segundo André Prado, entre os dias 15 e 18, os voluntários deverão participar das oficinas para saber sobre todas as atividades programadas para a semana de recepção aos calouros, bem como a função que cada um vai exercer. “Existe todo um trabalho de bastidores, como de orientação sobre ônibus e locais de refeição. Os veteranos são os braços da comissão organizadora”.

Fonte: Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário