quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sorocaba (SP): Calouros da PUC-SP participam de trote solidário e doam sangue

Na manhã de terça-feira (1º), os calouros do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP doaram sangue no Hemonúcleo de Sorocaba. A atividade faz parte da programação de recepção dos calouros 2011 e foi organizada pela Liga de Hematologia da faculdade.

Segundo Renan Adame Ferraz e Eduardo Camargo, respectivamente, presidente e vice-presidente da Liga, a atividade é recompensadora e estimulante. “Além de ajudarmos o próximo, sabemos que nós, estudantes, somos formadores de opinião e podemos disseminar a ideia, fazendo com que mais pessoas venham doar sangue”, pondera Renan. “É uma ação humanitária. Doar sangue salva vidas e, além disso, faz com que os calouros conheçam o banco de sangue local”, completa Eduardo.

Para a médica do Hemonúcleo de Sorocaba, Maria Goreti, a iniciativa dos estudantes da PUC-SP demonstra a conscientização do universitário em relação ao seu papel na sociedade. “Em vez de um trote violento, existe o trote solidário, que ajuda o próximo e forma o cidadão”, defende.

De acordo com as calouras Paula Cristiane Romero e Paula Savério, o papel do trote é ajudar a comunidade e auxiliar os estudantes. “A recepção está sendo ótima e vale muito participar de ações que nos auxiliam e ajudam a comunidade”, afirma Paula. “O contato com essas novas experiências acrescenta valores importantes nesta nova etapa”, diz Paula Romero.

Este foi o primeiro dia de doação de sangue dos calouros da PUC-SP. Novas doações estão programadas para hoje e dia 8, com outros calouros da Medicina, Enfermagem e Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário