Ao invés da brutalidade e da violência que têm marcado os trotes impostos aos novos universitários, chamados “calouros”, em diversas instituições de ensino, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna essa prática ganhou novo significado e foi transformada em oportunidade para o exercício da solidariedade e da cidadania responsável.
Este ano, com o retorno às aulas na última segunda-feira, dia 31, os novos e antigos acadêmicos estão unidos no Trote Solidário, com o objetivo de arrecadar um maior número possível de donativos para as vitimas das cheias na região serrana do Rio de Janeiro. Organizada pela direção da Faculdade, a iniciativa integra a programação da Semana de Integração da FTC e visa atender o apelo feito pela filial estadual da Cruz Vermelha Brasileira.
Durante a solenidade de abertura do semestre letivo e acolhida aos novos acadêmicos, o diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, ao lado da diretora acadêmica, professora Raildes Pereira, e dos coordenadores de cursos, ressaltou em sua mensagem de boas-vindas o quanto é gratificante para todo o corpo acadêmico e técnico a opção feita pelos estudantes pela Rede de Ensino FTC.
“Ter vocês aqui conosco neste ambiente de construção do conhecimento é motivo de orgulho para todos nós. Tenham a certeza de que não mediremos esforços para corresponder às expectativas de todos que buscam nesta Faculdade a excelência na qualidade de ensino”, frisou Lôbo. Ele destacou ainda os projetos de extensão desenvolvidos pela FTC e em parceria com outras instituições como referenciais no processo de formação superior.
O diretor aproveitou para convidar aos acadêmicos e todo o corpo docente e técnico administrativo para se engajarem na Campanha de Solidariedade às vítimas das cheias no Rio de Janeiro. Para receber as doações a Faculdade montou um ponto de arrecadação no saguão do campus.
A programação da Semana de Integração contou ainda com a visita dos novos acadêmicos aos diversos departamentos da Faculdade. O objetivo, além da ambientação, foi apresentar e explicar aos estudantes sobre a funcionalidade e procedimentos, por exemplo, dos laboratórios, departamentos, biblioteca, diretorias, ouvidoria e secretaria acadêmica.
Fonte: Radar Notícias
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