sexta-feira, 18 de março de 2011

Cascavel (PR): Trote Solidário continua com boa receptividade entre estudantes

O Trote Solidário já se tornou tradição na Universidade Paranaense – Unipar. Os famosos ‘micos’ dão espaço para ações de responsabilidade social, voltadas a ajudar o próximo. No início do ano letivo os veteranos e calouros se organizam para realizar as doações. Este ano, os estudantes terão prazo prolongado para as entregas: até 31/3.

A ação se tornou projeto institucional. Via Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), a Unipar incentiva os estudantes a participar de campanhas que se traduzem em filantropia. Nos sete Campi, as doações acontecem desde a primeira semana de aula.

Em Umuarama, os estudantes são conclamados a doar pacotes de fraldas geriátricas, leite em pó e caixas de leite. Numa via de mão dupla, entidades são beneficiadas e alunos, professores e funcionários compartilham da alegria e crescimento pessoal proporcionado por essa atividade.

Para os estudantes que doarem, os benefícios vão além. Eles recebem horas extracurriculares (necessárias para obtenção de grau). Em Umuarama, por exemplo, para cada 400 gramas de leite em pó doado, uma hora é concedida. Duas caixas de leite também equivalem a uma hora e cada pacote de fralda geriátrica vale quatro horas.

No Campus Umuarama as doações podem ser entregues no PAE (Pronto Atendimento Escola) e Clínica Odontológica no período de 07h30min às 21h00min e os estudantes do Campus III podem entregar nas coordenações de curso, no período das 18h45 às 22h00min.

Em Cascavel aconteceu doação de sangue. Lá, os estudantes estão sendo conclamados também para doar chinelos e aparelhos de barbear. A entrega deve ser feita na secretaria da direção.

Em Francisco Beltrão as entregas seguem até dia 17; os alunos estão doando livros de todas as áreas do conhecimento e de literatura infantil, revistas de cunho científico-cultural e gibis para incrementar o acervo da Biblioteca Cidadã Pública Municipal de Salgado Filho. A entrega pode ser feita no Piae e os estudantes recebem quatro horas extra-curriculares.

Em Guaíra o prazo para as doações foi encerrado. O curso de Gestão Ambiental realizou arrecadação de alimentos e os entregou para a escola Mario Luiz Pestalozzi. Nos demais Campi as doações também já foram finalizadas.

A coordenadora geral do Piae, professora Ana Paula Cruz, está à frente dos trabalhos: “O trote solidário é uma forma concreta de conscientização sobre ações cidadãs. Trabalhamos para que nossos alunos realmente entendam a importância de ações que venham torná-los pessoas melhores... ações que podem beneficiar diretamente outras pessoas”. No ano passado, a campanha em Umuarama motivou os estudantes a doar fraldas geriátricas, leite longa vida e livros. Contando com grande adesão, foram angariados 382 pacotes, 630 litros e 1500 exemplares, respectivamente.

Doação de Sangue
No conjunto de ações do Trote Solidário, ainda destaca-se a campanha de doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná. Os estudantes deixam o medo de agulha de lado e participam, colaborando para aumentar o estoque dos bancos de sangue e, ao mesmo tempo, conseguindo horas extracurriculares. Em Umuarama, será realizada em duas etapas: na primeira o estudante passará pela pré-triagem no Pronto Atendimento Escola da Unipar e, depois, a coleta no hemonúcleo. Na segunda etapa, a equipe do hemonúcleo comparecerá à Unipar para realização das coletas.

Fonte: UNIPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário