quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trote Cidadão “Engenhando e Produzindo o Bem”.

 

A aprovação no vestibular e a entrada na universidade, sem dúvidas é um momento a ser comemorado, muitas instituições a recepção dos novatos se dá através do trote convencional, contudo sabe-se que infelizmente essas ações tomaram rumos  totalmente  violentos  e  humilhantes,  causando  inclusive  receio  em vários calouros em um momento que deveria ser de festa e não de preocupação.

Felizmente, não temos notícias desses trotes violentos em nossa região, dá a impressão  de  que  eles  não  ocorrem  e  se  ocorrem  são  de  forma  desordenada, a proposta  é  fazer  a inserção/reinserção  da  recepção,  mas  que  seja  realizada  de forma responsável, trazendo principalmente atividades de cunho social, que possam beneficiar a comunidade, além de  festejar  e marcar de maneira positiva  a inserção do  calouro  no  meio  universitário  promovendo  a  integração  entre  os  veteranos  do curso.

A ação é uma atitude que se efetiva por meio de parcerias, compreensão e boa vontade de quem a promove.  Dessa forma, objetiva-se a doação de sangue, bem como realização de campanha para arrecadação de fraldas geriátricas, entre os acadêmicos do curso (veteranos e calouros) da UFPE-CAA.

As atividades do Trote Cidadão estão previstas para serem efetivadas para a semana de 05/03 a 09/03/2012. A doação de sangue ser é realizada com o apoio do Hemope, que irá fazer a coleta com todos os cuidados devidos de forma a garantir que a doação de sangue seja efetivada da melhor maneira possível.

Paralelamente, haverá uma mobilização no campus para coleta de fraldas geriátricas, que posteriormente serão doadas, através de visita, à Casa dos Pobres São Francisco de Assis, esta ação  será realizada  através  de  gincana,  uma competição saudável, que desenvolverá o trabalho de equipe entre os acadêmicos.

Será permitida, criação de estratégias para a arrecadação, como: bingos, doações no meio empresarial, execução de trabalhos em troca de doações, etc.

Essa iniciativa é essencial para formar e despertar a consciência do aluno para o mundo exterior e levá-lo a tomar conhecimento dos problemas que afetam diretamente as pessoas de sua comunidade. Para fins de termos um maior controle na execução da ação, o Projeto englobará, apenas na primeira instância, o curso de Engenharia de Produção, contudo  já contamos com participação efetiva  de  alunos do curso de Engenharia Civil, além de professores e funcionários.

A divulgação do Trote Cidadão é de extrema importância para que a comunidade tome conhecimento do projeto e abrace a causa junto com os alunos e se disponha a ajudar com maior interesse e boa vontade, assim ações como essas não se tornem raridade, e sim sejam expandidas e cresçam cada vez mais em nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário