sexta-feira, 2 de março de 2012

Ano letivo 2012.1 começa com Trote Solidário na UEPB

 

As atividades do trote serão desenvolvidas durante toda a semana, com distribuição de material informativo e afixação de cartazes nos oito câmpus da UEPB. Também serão desenvolvidas ações culturais e recreativas. Os alunos que quiserem doar sangue terão à sua disposição  uma unidade móvel do Hemocentro, que estará nas imediações da Praça de Alimentação do Campus I, no Bairro de Bodocongó, em Campina Grande, realizando o trabalho de coleta.


 
O objetivo da ação é fomentar a responsabilidade social e integrar os calouros ao ambiente acadêmico, além de conscientizar a todos no que se refere ao respeito à pessoa humana. O Trote Solidário da UEPB também busca seguir a Lei n° 9.381 de 13 de junho de 2011. A Lei prevê que as universidades públicas e privadas deverão difundir mensagem contendo o  dizer “Trote é Crime”. A divulgação deverá ser priorizada nos primeiros 90 dias de cada semestre ou ano letivo de cada entidade de ensino superior. O trote usual é considerado constrangimento ilegal, passível de pena de três meses a um ano ou multa.

 


Outras atividades de recepção aos alunos

 

Paralelamente ao Trote Solidário, serão desenvolvidas outras atividades de recepção aos feras. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) vai promover debates, palestras e atrações culturais de integração entre novatos e veteranos dos cursos da Universidade Estadual. A “Semana de Recepção aos Feras” vai ser iniciada no Centro de Educação I, a partir do dia 6 de março, e se estenderá até o dia 16, com o debate de temas como “O papel do professor em tempo de crise”, “A involução do capitalismo e a evolução do socialismo”, “Privatização da Saúde”, “Tecnologia e Sustentabilidade”, “Democratização dos Meios de Comunicação”, entre outros.


No Departamento de Comunicação Social da UEPB, o Centro Acadêmico Wladimir Herzog vai promover uma série de mesas redondas com profissionais de jornalismo, para as turmas da manhã e noite. Jornalismo Esportivo será o tema da mesa redonda que contará com a participação dos jornalistas Givaldo Cavalcanti, Mário Luiz e Rostand Lucena; a sobrevivência do jornalismo nos meios será debatido com os jornalistas Hermano Júnior e Tatiana Brandão; Jornalismo Policial será o tema do debate com os jornalistas Hiran Barbosa, Magnus Menezes e Ligia Coeli. Já a Extensão Universitária será discutida entre os professores Fernando Firmino, Hipólito Lucena, Luiz Custódio e Goretti Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário