sexta-feira, 2 de março de 2012

Universidades de Mossoró estimulam alunos a realizarem o trote solidário


Os alunos do curso de Engenharia Civil, da Universidade Potiguar (UnP), em parceria com o Hemocentro, iniciaram na última segunda-feira o trote solidário. A campanha, que se estende até hoje, é direcionada a toda a comunidade acadêmica e tem como objetivo ajudar a unidade de saúde a recolher sangue para alimentar o estoque da cidade. Segundo a assistente social Regina Melo, o trote solidário deve ser difundido nas instituições de ensino, uma vez que ajudam bastante à população.
Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) a campanha do trote solidário surgiu em 2008 através dos alunos do curso de Engenharia de Pesca. Desde então alunos de diversas áreas aderiram à iniciativa e têm praticado este tipo de ritual aos novos estudantes.


Os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) também darão início na próxima segunda-feira, 5, ao trote solidário que estimula a doação de sangue. "Devemos utilizar esse momento em que a Universidade recepciona os novatos para poder melhor interagir com eles. Uma das formas encontrada foi à adoção do trote solidário, em que direcionamos todo o entusiasmo desses alunos para a prática de atitudes que beneficiem à sociedade de forma geral", disse o membro do DCE, Rudah Marques.
Além do DCE, os alunos do curso de Engenharia Química também realizam na Ufersa o trote social, mas voltado para a arrecadação de alimentos. A ação que começou juntamente com o início das aulas encerra-se dia 16 próximo.


"O Centro Acadêmico pretende por meio deste primeiro trote solidário substituir a tradição considerada por alguns alunos como abusiva, além de promover um momento de interação e solidariedade entre veteranos e novatos", afirmou o integrante Victor Rafael.
Quem quiser participar do trote solidário pode doar sangue até hoje, da 7h30 às 17h, no posto móvel do Hemocentro, localizado nas imediações da UnP, ou a partir de segunda (5), no mesmo horário, se dirigir a unidade que estará situada na Ufersa, ao lado do DCE. Outra forma de participar é doando alimentos não-perecíveis. A arrecadação dos mantimentos é realizada na secretaria do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais e no bloco de Aulas IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário