quarta-feira, 2 de março de 2011

Brasília (DF): Veteranos e calouros agora adotam os trotes solidários

Com o fim dos vestibulares, chegou o momento das universidades receberem os calouros e, com isso, começou a temporada de trotes que, agora, depois de vários episódios policiais, começa a mudar e para melhor. Afinal, em vez de cenas de violência, os novos estudantes passaram a recolher alimentos não-perecíveis, roupas e a doarem sangue, entre outras atividades. Ou seja, chegou o trote solidário que já tem a aprovação de todos como o DCE do UniCeub. “O nosso trote consiste em uma grande gincana de arrecadação de material escolar e tem o objetivo de acabar com o uso de tintas, e realizar uma recepção diferente aos novatos. Além do mais, essa ação integra muito mais os estudantes”, disse a presidente Gabriela Benício, lembrando que a iniciativa acontece desde 2000. “Neste ano o trote se inicia amanhã. É muito bom ver os alunos se envolverem nessa ação. Nessa gincana, a equipe que fizer a maior arrecadação de material escolar ganha um prêmio, que pode ser um rodízio de pizza, um churrasco e outros.

O Iesb não ficou de fora da solidariedade e incentivou seus alunos a receberem os calouros de uma maneira diferente: com doação de medula óssea. A ação conta com a supervisão da Fundação Hemocentro. Os interessados na doação de medula óssea se cadastraram nos campi. “Queremos despertar em nossos alunos, cada vez mais, solidariedade e respeito humano”, destaca a diretora de Marketing, Gidel Deungaro, ressaltando que “dificilmente existe uma faculdade que dê apoio a esses trotes. A intenção inicial dos alunos não é a de serem violentos. Eles querem tornar o momento mais alegre. Porém, muitos ficam bêbados e acabam perdendo o controle”. A Facitec promoveu uma ação no último dia 15 quando os veteranos e calouros arrecadaram alimentos não-perecíveis e material de higiene pessoal para serem doa dos a entidades filantrópicas. “A ideia é dar a todos as boas-vindas de forma pacífica e solidária. Na edição deste ano, as doações serão enviadas para os desabrigados das áreas atingidas pelas chuvas na região serrana do Estado do Rio”, esclareceu o coordenador do grêmio da instituição, Arnaldo Cerqueira.

Novas ações estão sendo programadas

Os alunos das Faciplac promovem, esta semana, a terceira edição do trote solidário, segundo informou a coordenadora do curso de Medicina, Glória Maria Andrade: “Vamos visitar o Hospital Regional do Gama, uma creche ou escola pública da cidade, quando levaremos as doações de material escolar, brinquedos e promoveremos um café da manhã”.

Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário